por Gil Novais
O projeto de criação de Centros Públicos de Economia Solidária (CPES) é uma proposta que visa atender a uma das principais demandas do Fórum Baiano de Economia Solidária para o Governo Wagner. Seu conteúdo é baseado em diretrizes da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e do próprio Movimento de Economia Solidária (MES) na Bahia.
A proposta de criação de centros públicos de referência em economia solidária visa suprir a muitos entraves que envolvem os empreendimentos dessa economia por meio da criação e manutenção de estruturas especializadas capazes de oferecer os serviços demandados pelas organizações solidárias, que possuem muitas peculiaridades não interpretadas por estruturas e sistemas convencionais de apoio ao empreendedorismo.
Além disso, estas estruturas multifuncionais servirão, também, como núcleos de desenvolvimento da economia solidária no seu território ou região de abrangência, permitindo que os próprios atores locais desenvolvam ações estratégicas para a resolução dos problemas na produção e comercialização. Outra peculiaridade é que os CPES reúnem um amplo conjunto de funções voltadas para o setor, o que significa uma vocação para a transversalidade das ações voltadas para o desenvolvimento, uma vez que propicia o fortalecimento dos atores sociais que atuam na geração de trabalho, renda e desenvolvimento social de maneira integrada.
O Centro de Vitória da Conquista já funciona há mais de 6 meses oferecendo uma base de serviços nas áreas jurídica, de designer, administrativa e de comercialização. Esta equipe multifuncional permite que os profissionais se articulem para desenvolver ações de desenvolvimento sustentável. O CESOL, assim como as Incubadoras Públicas de Economia Solidária se insere na estratégia de criação e manutenção de estruturas para o atendimento aos trabalhadores e as trabalhadoras da economia popular e solidária da Bahia. Com uma ampla diversidade de serviços voltados para a sustentabilidade dos empreendimentos coletivos.
Em Vitória da Conquista o Centro Público de Economia Solidária funciona em horário comercial no Prédio da Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda (ADTR), situada na Av. Bartolomeu de Gusmão, 744, Centro.
Texto de Josy Prado, jornalista integrante da equipe do CESOL.
Disponível em: www.adtrvc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário