10.12.09

Crediário é maior fator de inadimplência em BH

10 de dezembro de 2009

Diário do Comércio (MG)

Pesquisa feita pela CDL aponta relação entre desemprego e calote.


CAMILA COUTINHO

As compras realizadas no crediário são as principais responsáveis pela inadimplência do consumidor na Capital, de acordo com dados da pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A forma de pagamento foi utilizada por quase metade dos 500 entrevistados no levantamento, com 48,12% do total.

Em seguida estão as compras no cartão de crédito (15,74%); conta de água, luz, telefone e TV a cabo (14,41%); empréstimos bancários ou financiamentos (8,87%); compra a prazo com cheque pré-datado (7,54%); faculdade (3,1%) e compra à vista com cheque.

Os que compraram em mais de dez parcelas respondem por 30,31% dos endividados, os que dividiram em até três vezes chegaram a 28,61% do total e de quatro a sete pagamentos, 26,07%. Com menor participação, 15,01%, estão os que optaram por pagar entre oito e dez parcelas.

As compras com valores acima de R$ 500 foram as principais responsáveis pela inadimplência (48,41%), seguida pelas aquisições entre R$ 250 e R$ 499 (24,45%), de R$ 100 a R$ 249 (17,85%), de R$ 50 a R$ 99 (6,6) e até R$ 49 (2,69%).

Os eletrodomésticos foram os que mais levaram os consumidores à inadimplência, 16,25% do total. Na segundo posição estão as contas de água, luz, telefone e TV a cabo, com 14,38%. Com menor participação estão as roupas (13,13%); carro, motocicleta, faculdade e viagens (11,67%); calçados (11,46%); móveis (10,63%); e eletrônicos (10%).

O desemprego foi a principal causa da inadimplência do consumidor, respondendo por quase 40% do total. Os entrevistados também se tornaram devedores em função de compra para terceiros, 18,77%; falta de planejamento financeiro, 11,93%; doença/falecimento, 7,19%; compra não planejada, 7,02%; queda no rendimento, 5,26%; e falta de tempo ou esquecimento de pagar as dívidas, 2,64%.


Educação - Segundo o presidente da CDL-BH, Roberto Alfeu Pena Gomes, um dos dados mais importantes constatados pela pesquisa é a falta de educação financeira da população. A partir de agora a entidade planeja desenvolver ações educativas com o intuito de reduzir o percentual de consumidores inadimplentes.

"Percebemos que, muitas vezes, as pessoas só ficam com o nome no vermelho porque não têm a capacidade de programar os pagamentos. Vamos criar palestras gratuitas e esperamos ajudar não apenas o consumidor, mas também o lojista, pois para o comércio o pagamento em dia é extremamente benéfico", ressaltou.

A pesquisa foi feita pela CDL-BH durante a Campanha de Recuperação de Crédito realizada pela entidade entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Durante o período, a entidade recebeu 31,606 mil pessoas, das qais 10,062 quitaram os débitos. As facilidades de pagamento incluíram descontos que chegaram a 55%.

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