17.5.10

País cria linha de crédito para financiar exportações ao Irã

17 de maio de 2010

Jornal do Brasil (RJ)

Primeiro Caderno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que o Brasil financiará a exportação de 1 bilhão de euros de alimentos para o Irã em cinco anos. Um dos principais desafios dos exportadores brasileiros é justamente a obtenção de crédito para vender ao Irã, pois os grandes bancos privados que têm negócios nos EUA temem retaliações do governo americano se facilitarem a venda de produtos ao Irã.

Ahmadinejad declarou que o desenvolvimento ds relações econômicas entre os países faz parte de “uma relação estratégica a longo prazo”.

– Esta relação não é dirigida contra ninguém – afirmou o presidente iraniano – Diz respeito apenas a dois países que buscam se transformar em polos econômicos de suas regiões.

O sistema que o Brasil adotará para financiar a exportação para o Irã é o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), que busca proporcionar às empresas brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional.

Brasil e Irã assinaram oito memorandos de entendimento, relativos à cooperação comercial, a abertura de linhas diretas de crédito, a troca de tecnologia e a colaboração no terreno energético e, em particular, no setor petroleiro.

No fim da tarde, os presidentes dos dois países encerraram o 14º Encontro Empresarial Brasil-Irã. No principal centro de convenções de Teerã, trocaram promessas de cooperação econômica duradoura, com incentivo ao comércio exterior e à troca de tecnologia.

No discurso aos empresários, o presidente do Irã se referiu a Lula como “amigo e irmão”. Fez muitas críticas à ordem econômica mundial, aos países ricos, ao sistema financeiro e às bolsas de valores.

Nenhum comentário: