Multinacional americana vai acelerar expansão e prevê inaugurar 80 lojas no País neste ano, a maior parte para as classes C e D
Foto: DilvulgaçãoMarcos Samaha, CEO Walmart
O presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, anunciou hoje que vai
investir R$ 1,2 bilhão e abrir 80 lojas ao longo de 2011. Em 2010, a
varejista abriu um número bem menor de unidades, com a inauguração de
apenas 45 lojas, e . “O Brasil é um mercado extremamente estratégico
para o Walmart", disse o executivo, em um comunicado à imprensa, após
encontro com Fernando Pimentel, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior, em Brasília
Terceira no ranking brasileiro de supermercados, atrás do Grupo Pão
de Açúcar e do Carrefour, o Walmart faturou R$ 22,3 bilhões em 2010 no
Brasil, 13% mais que em 2009. Nos últimos 5 anos, o Walmart já investiu,
ao todo, R$ 6 bilhões no País, com a construção de 177 lojas, o que
representa um desembolso médio de R$ 1,2 bilhão por ano.
Mais da metade das 80 novas unidades será voltada para as classes C, D e
E, com as bandeiras Todo Dia (supermercados de viziinhança) e Maxxi
(atacado). “Nosso plano de expansão vai continuar se apoiando o
desenvolvimento socioeconômico da população brasileira”, afirma Samaha.
“O foco nos formatos direcionados à classe média emergente será ainda
mais forte em 2011”, acrescenta.
Além da abertura das novas unidades, Samaha afirmou que parte dos
investimentos será destinada à reforma de unidades antigas, melhorias no
sistema logístico e em tecnologia. Ao todo, os investimentos vão
permitir a geração de mais 7 mil empregos diretos e mais de 20 mil
indiretos em 2011.
Preço Baixo Todo Dia
O ano foi marcado também pela estruturação do “Preço Baixo Todo Dia”
(PBTD), política comercial adotada mundialmente pelo Walmart. Nos EUA,
essa plataforma é conhecida por "every day low price" (EDLP) e foi
relançada pelo grupo em janeiro no Brasil. O PBTD, informa a empresa,
envolve desde a renegociação de contratos com os fornecedores até a
redefinição de sortimento das lojas e a maneira de atender e expor os
produtos nas gôndolas.
“Não se trata de uma estratégia de preço, mas uma filosofia de negócio
inédita no Brasil. Começamos baixando o preço de 2 mil itens e hoje já
temos mais de 7 mil produtos nas lojas com preços renegociados, mais
baratos que a media do mercado sempre.
O Walmart Brasil opera 483 unidades possui 87 mil funcionários em 18
estados brasileiros e Distrito Federa). A varejista opera com nove
bandeiras, entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG),
supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube
de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (Todo Dia).
Sustentabilidade
Em 2010 o Walmart anunciou sua meta global relativa à agricultura
sustentável, que dá acesso de pequenos agricultores às lojas. A
varejista vai comprar US$ 1 bilhão em mercadorias de cerca de um milhão
de pequenos e médios produtores até 2015, além de garantir treinamento
para estes fazendeiros. No Brasil, o Walmart vai dobrar a compra de
itens do Clube dos Produtores, aumentando a renda dos pequenos
produtores entre 10% e 15%, além de ampliar o número de famílias
beneficiadas de 7.000 para 14.000 em 4 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário