7.6.10

G-20 dividido sobre criação de imposto para bancos

07 de junho de 2010

Jornal do Brasil (RJ)

FRANCE-PRESSE

Os ministros das Finanças e governadores de bancos centrais do G-20 comemoraram os sinais de uma reativação econômica “mais rápida do que o previsto”, ao mesmo tempo em que subsistiam as divisões sobre a criação de um imposto bancário mundial.

“A economia mundial continua crescendo mais rápido que o previsto, mas em um ritmo desigual, segundo os países e as regiões.

No entanto, a recente volatilidade dos mercados financeiros nos lembra que desafios significativos perduram, o que destaca a importância da cooperação internacional”, destacou o G-20 em comunicado publicado após reunião de dois dias em Busan, Coreia do Sul.

A reunião, destinada a avaliar o estado da economia mundial, também tinha como objetivo encontrar um difícil acordo sobre as reformas do sistema financeiro e sobre o delicado equilíbrio entre as políticas de reativação e os equilíbrios orçamentários.

As crises orçamentárias que atravessam vários países e a volatilidade das bolsas destacam “a necessidade, para os nossos países, de pôr em andamento medidas confiáveis, favoráveis ao crescimento, para alcançarmos finanças públicas viáveis”, avaliaram os responsáveis do G-20.

Nenhum comentário: