Segundo os dados divulgados pelo Indicador Serasa Experian, a inadimplência dos consumidores cresceu 22,4% este ano, em comparação com o acumulado até o mês de novembro do ano de 2010. Mas em Vitória da Conquista, de acordo dados fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os consumidores inadimplentes estão diminuindo cada vez mais – o decréscimo até o mês de novembro de 2011 foi de 14,4%. Ainda segundo a CDL, o comércio de Vitória da Conquista possui uma das menores taxas de inadimplência do estado da Bahia.
Segundo o presidente da CDL de Vitória da Conquista, Marcos Alberto, algumas causas podem ser elencadas como as mais comuns para a inadimplência: a alta das taxas de juros, o desemprego, o aumento do consumo pelas classes C, D e E, e as compras parceladas estão entre elas. Mas, cabe ainda ressaltar, que a inserção do nome do consumidor junto ao SPC ou Serasa é a última medida tomada pelos comerciantes. Antes disso, a possibilidade de negociação existe, e é mais comum do que se imagina.
A maioria dos lojistas prefere negociar com os consumidores inadimplentes do que perder o valor em atraso. Em muitos casos, taxas de juros são excluídas e os valores devidos parcelados – tudo para facilitar o pagamento por parte dos clientes.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista ainda não possui nenhum tipo de programa de renegociação de dívida, mas irá implantar no próximo ano um serviço que irá auxiliar os consumidores na hora de saldar suas dívidas. “Nós pretendemos fazer uma campanha permanente no CDL daqui de Conquista, colocando um negociador para agilizar a negociação entre o consumidor e o lojista que o inseriu no SPC, e ser um intermediador para que o mais rápido possível aquele consumidor tenha o seu nome limpo e tenha as portas abertas todo o comércio”, ressaltou o presidente da CDL, Marcos Alberto.
Perfil da inadimplência em Vitória da Conquista
Os dados fornecidos pela CDL de Vitória da Conquista revelam o perfil do consumidor conquistense. Em relação ao gênero, em sua maioria – cerca de 58% dos consumidores – o maior número de inadimplentes é do sexo feminino. Cerca de 77% dos inadimplentes é solteiro, e em relação à idade, a grande maioria dos inadimplentes está entre os 25 e 40 anos. Os números revelam ainda que 90% das dívidas não ultrapassam o valor de R$ 500,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário