21.9.10

BC dos EUA reafirma que deve manter estímulos à economia


DE SÃO PAULO


21/09/2010

Fonte: folha.com.br


O Federal Reserve (banco central dos EUA) reforçou nesta terça-feira que a recuperação da economia americana deve continuar "modesta" no curto prazo e reafirmou que continua preparado para "fornecer o apoio necessário" para a retomada do nível de atividade.

BC dos EUA mantém taxa de juros entre zero e 0,25%

A autoridade monetária desse país também confirmou que deve manter as taxas de juros básicas em níveis excepcionalmente baixos "por um extenso período", enquanto antecipar que as condições econômicas atuais --baixos níveis de utilização da capacidade de produção e expectativas de inflação estáveis, entre outras-- permitirem.

A avaliação consta do comunicado oficial ("statement") publicado hoje, em que o BC americano anuncia a decisão de manter a taxa de juros na "banda" de zero a 0,25% por ano, inalterada desde dezembro de 2008.

O comunicado de hoje pouco difere do texto revelado em 10 de agosto. Em ambos os relatórios, os diretores do "Fed" ressaltam que o ritmo de recuperação dos níveis de emprego e da produção desaceleraram nos últimos meses. E que apesar de um incremento no montante de gastos domésticos, esse motor da economia permanece constrangido pelo "alto nível de desemprego, modesto crescimento da renda (...) e concessão restrita de empréstimos".

"Os empregadores continuam relutantes em aumentar sua folha de pagamento", constatam os integrantes do Fed.

Nenhum comentário: