Mercados vão cortar quase à metade uso de sacolinhas
Meta é reduzir uso de plástico em 40% até 2015; cliente deve preferir sacola reutilizável
26/11/10Fonte: noticias.r7.com.br
As sacolas de plástico para carregar as compras devem ficar mais raras nos supermercados. A meta da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) é diminuir quase pela metade a utilização das sacolinhas nos próximos quatro anos.
O projeto visa à preservação do meio ambiente. Uma sacola plástica comum de supermercado demora ao menos 100 anos para se decompor completamente.
Até 2013, os associados da Abras se comprometeram a reduzir o uso do plástico em até 30%. Nos dois anos seguintes, a meta é chegar a 40% do que é usado hoje nas lojas. No ano passado, o país fabricou ao menos 18 bilhões de sacolinhas.
Sussumu Honda, presidente da Abras, diz que a iniciativa tem como objetivo conscientizar o consumidor para o uso de sacolas reutilizáveis (de pano, por exemplo) e incentivar mais a reciclagem de materiais plásticos.
- A sustentabilidade é um tema muito importante para os supermercados. A Abras se propõe a ser parte da solução deste problema e também ser multiplicadora do consumo consciente.
Ele defende que os mercados passem a eliminar gradualmente a distribuição gratuita de sacolas plásticas. Para Honda, a ideia não é cobrar pelas sacolas, mas incentivar o uso de materiais reutilizáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário