Em comunicado no FMI, Guido Mantega destaca crescimento econômico dos emergentes, responsáveis por grande parte dos empréstimos ao Fundo. Foto: Wilson Dias/ABr
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, cobrou neste sábado 24 uma “resposta firme” das autoridades econômicas para evitar que o mundo mergulhe em uma nova recessão. “Uma turbulência excepcional nos mercados financeiros e confiança debilitada podem levar a uma nova recessão, especialmente nos Estados Unidos e na zona do euro”, diz a declaração de Mantega ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês), que se reuniu em Washington.
“A não ser que haja uma resposta firme das autoridades, o melhor cenário para esses países parece ser estagnação prolongada, com alto desemprego”, diz o pronunciamento ao IMFC, que é o órgão com o papel de assessorar do conselho de diretores do Fundo Monetário Internacional e recomendar a adoção de políticas.
Repetindo um alerta feito ao longo da semana, na qual participou de encontros de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do G20 (grupo das principais economias avançadas e emergentes, entre elas o Brasil) na capital americana, Mantega afirmou que em caso de uma nova recessão, todos os países serão afetados, “em menor ou maior grau”.
Fonte: Carta Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário