1.7.10

Câmara dos EUA aprova reforma do sistema financeiro

01 de julho de 2010

Estadao.com.br

Projeto segue para votação no Senado; não há expectativa para que lei seja votada até meados de julho

Gustavo Nicoleta, da Agência Estado

WASHINGTON - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei de reforma do sistema financeiro do país na noite desta quarta-feira, 30, com 237 votos a favor e 192 contra. As medidas agora precisam ser aprovadas no Senado para posteriormente serem sancionadas pelo presidente norte-americano, Barack Obama. Não há expectativa de que o Senado dê seu veredicto até meados de julho.

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, disse que os senadores não colocarão o projeto de lei em votação nesta semana. Os democratas ainda estão tentando angariar os 60 votos necessários para contornar eventuais manobras dos republicanos para atrasar uma decisão sobre o projeto e, aparentemente, estão conseguindo avançar nesse sentido.

A senadora republicana Susan Collins disse que estava "inclinada a apoiar" a reforma, enquanto o senador republicano Scott Brown abrandou as críticas ao projeto. Ambos expressaram apoio ao projeto depois de uma mudança no texto feita na terça-feira, quando foi removida uma provisão que previa a aplicação de uma tarifa sobre os grandes bancos e fundos de hedge.

A maior reforma na regulação financeira prevê restringir a tomada de risco e investimentos por parte de bancos, definir um órgão para supervisionar companhias de cartão de crédito e hipotecas e aperfeiçoar o modo como o governo lida com firmas financeiras em falência.

Desenvolvido para evitar uma repetição da crise financeira entre 2007 e 2009, que arrastou a economia para uma profunda recessão, o projeto deve pressionar os lucros de bancos e potencialmente forçar mudanças estruturais em algumas das maiores instituições de Wall Street.

(Com Reuters e Dow Jones)

Nenhum comentário: