2009


DANIELE RODRIGUES TAMBORRIELLO

UMA ABORDAGEM SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA BAHIA: O PRONAF-CRÉDITO (1996 - 2006)
Orientador: Professor Alex de Souza Silva


RESUMO
Este trabalho aborda a agricultura familiar e a atuação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na Bahia na modalidade crédito. Portanto o objetivo é discutir a operacionalização do Pronaf-crédito no Brasil e na Bahia, fazendo para tanto, uma abordagem acerca das características da agricultura familiar, da política de crédito rural (ênfase no Pronaf) e levantamento bibliográfico em pesquisas e artigos de institutos e autoridades sobre o assunto. Assim sendo a base teórica utilizada nesta monografia é resultado principalmente dos estudos realizados por Ricardo Abramovay, Carlos E. Guanziroli e Lauro Matlei. Deste modo, esta revisão bibliográfica está dividida em três seções. No primeiro capitulo trás informações sobre a agricultura familiar, enquanto que o segundo discute sobre a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura. Por fim, o terceiro capítulo trata da atuação do Pronaf na Bahia. Nas considerações finais estão evidenciadas que o Pronaf, apesar das deficiências constatadas apresentou resultados positivos no que se refere a renda e a produtividade.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. Pronaf. Política Agrícola. Crédito Rural.



* * *


SILVIO CHIAROT DE SOUZA

O PENSAMENTO DE JOHN LOCKE E O SURGIMENTO DA CIÊNCIA ECONÔMICA

RESUMO
Este trabalho trata o desenvolvimento do pensamento da filosofia política que servirá de base para a construção da ciência econômica. Parte-se do princípio de que a economia está ligada e adstrita à política, pois as instituições e as características do homem definirão as possibilidades econômicas, e segue-se o caminho da política, da psicologia humana para a economia. Os traços biográficos e o contexto em que o pensamento de Locke prosperou são desenvolvidos no primeiro capítulo, mostrando a influência do conturbado período histórico na formação de suas idéias. No segundo capítulo, são desenvolvidas as idéias centrais dos principais filósofos políticos desde Platão, passando por Aristóteles, cujos conceitos predominaram por séculos até o Renascimento atingido por Maquiavel que fez uma verdadeira revolução sobre como pensar a política. Neste mesmo capítulo, chega-se a Thomas Hobbes que lançou as bases da teoria política moderna domesticando as propostas agressivas contidas no Príncipe. Após lançadas as bases do pensamento político filosófico, é introduzido o pensamento de John Locke pela apresentação do "Segundo Tratado sobre o Governo" em que são elaboradas as idéias que formarão o arcabouço da democracia moderna e permitirão a partir da teoria do consentimento, do direito natural e, sobretudo, pela descrição do homem como ser aquisitivo com direito à liberdade e à vida o surgimento da economia como ciência. Este tópico será desenvolvido no capítulo seguinte pela apresentação da obra de Adam Smith "A Riqueza das Nações" em que se vê claramente a influência de John Locke perpassando todo o trabalho que é considerado como a inauguração da ciência econômica. Por fim, conclui-se e chama-se a atenção para a extrema dependência da que ficou conhecida como a Teoria Clássica da Economia e o Segundo Tratado sobre Governo que, em grande medida, a anteviu e cujas hipóteses estão assentadas no conceito de natureza humana ali conceituada.
PALAVRAS-CHAVE: Direito Natural, Propriedade Privada, Trabalho, Estado, Economia e Indivíduo.


* * *


ANDERSON ALVES PEREIRA GUIMARÃES

FATORES DE DECISÃO NA ESCOLHA DE UM CURSO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ECONOMIA-UESB
Orientador: Ronan Soares dos Santos

RESUMO
O presente trabalho monográfico trata de um estudo exploratório que visa identificar os principais fatores que levam os estudantes a decidirem sobre o curso de economia da UESB. A amostra foi composta de alunos do curso de economia na UESB na cidade de Vitória da ConquistaIBA num total de 55 entrevistados, preferencialmente matriculados regularmente nos 10 ou do 20 semestre. O questionamento visou identificar conclusões para o tema central da pesquisa - fatores de decisão na escolha de um curso superior: estudo de caso do curso de economia - UESB. O referencial teórico que alicerça o trabalho baseia-se na Teoria do Capital Humano. Os resultados revelaram que os fatores mais importantes que determinam as escolhas são: a possibilidade de ascensão financeira e adequação ou inserção no mercado de trabalho. Observou-se também que o período da escolha do curso de economia se deu último ano do ensino médio e às vésperas do vestibular e, além disso, o estudo demonstra que a maioria dos estudantes do curso estão satisfeitos com a escolha e têm certeza de que fizeram a escolha certa.
Palavras-chave: Fatores de Decisão. Teoria do Capital Humano.Curso de Economia.