OSMAR CHAVES DE OLIVEIRA
A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHOÇA: UMA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA NA MELHORIA DE VIDA DA POPULAÇÃO - PERÍODO 2001 A 2004.
Orientador : Marco Antônio Araújo Longuinhos
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo estudar a programação e execução orçamentária do município de Barra do Choça – Ba, nos períodos 2001/2004, enfocando aspectos relacionados à saúde, educação e saneamento básico, examinando se houve melhoria na qualidade de vida da população. Neste sentido, pretendem-se fazer uma abordagem histórica e analisar a evolução do orçamento público no Brasil, apresentar a Lei 4320 de 1964, salientando os princípios orçamentários, conceitos de receita e despesa pública; avaliar a legislação da lei de responsabilidade fiscal e estabelecer uma discussão sobre a gestão orçamentária. Portanto, esta pesquisa analisará a dinâmica da aplicação do orçamento público da PMBC a partir de sua execução, nos anos 2001 a 2004, visando demonstrar quantitativamente e qualitativamente a aplicação dos recursos orçamentários. A metodologia utilizada se baseou em pesquisa bibliográfica, fonte primária e secundária de grande relevância para o desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa documental teve como fonte a PMBC, IBGE, SEI e anuários estatísticos através de publicações de organismos oficiais, demonstrando através de tabelas e gráficos os dados coletados. Deste modo, o estudo afirma que há uma correlação entre investimento em educação, saúde e saneamento básico para melhoria de vida da sociedade.
Palavras-chaves: Execução Orçamentária; Educação; Saúde; Saneamento Básico.
* * *
VALDIRANDO SILVA
DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DA CIDADE DE BRUMADO-BA: IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA MAGNESITA
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância e a contribuição da empresa Magnesita para o desenvolvimento sócio-econômico da cidade de Brumado-BA,
além de quantificar o número de empregos que foram gerados com a instalação da empresa no município de Brumado-BA; identificar ações implementadas pela empresa Magnesita no município de Brumado-BA que contribuíram para o desenvolvimento sócio-econômico e analisar os impactos decorrentes da instalação da empresa Magnesita no município de Brumado BA. Este trabalho suscitou as seguintes hipóteses: foram implementadas ações de responsabilidade social que atingem o público interno e o público externo da empresa; e os impactos decorrentes da instalação da empresa Magnesita no município de Brumado-BA, quais sejam os tributos, a geração de renda, e a quantidade e qualidade de empregos gerados, foram positivos. Para o desenvolvimento deste trabalho adotou-se uma metodologia, onde os dados foram coletados através de entrevista estruturada com questões subjetivas aplicadas ao gestor. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, adequado à pesquisa exploratória. A partir da análise e discussão dos resultados conclui-se que com a instalação da empresa no município foram gerados 5.000 (cinco mil) empregos, (diretos e indiretos) os impactos decorrentes da instalação da empresa Magnesita no município de Brumado-BA foram positivos, embora se tenha verificado que não foram implementadas ações de responsabilidade social para beneficiar o público interno e o público externo da empresa.
Palavras-chave: Brumado-BA, desenvolvimento, sócio-econômico, Magnesita. Responsabilidade Social.
* * *
WIL TON FERRAZ DOS SANTOS
O COOPERA TIVISMO COMO FORMA DE INSERÇÃO NA ECONOMIA DE MERCADO: UM ESTUDO DE CASO NA COOTRAS - COOPERATIVA DE TRABALHADORES EM CARGA, DESCARGA E EMBLOCAMENTOS LTDA.
RESUMO
o cooperativismo é um modelo de inserção econômica que coloca o trabalhador na centralidade do processo produtivo, cujo perfil criador e re-criador assume uma perspectiva de construto-humano. Trata-se de um modelo de trabalho alternativo, forjado autonomamente pelos trabalhadores sob os auspícios de uma racionalidade flexível e compatível com os princípios da solidariedade e democracia. O sistema cooperativo apresenta-se como um instrumento político e econômico no âmbito das estratégias de sobrevivência de indivíduos que se associam, com os propósitos claros de buscar prover as necessidades materiais. É um instrumento e não um fim no âmbito da sobrevivência, o seu impacto político está voltado para a inserção social de grupos excluídos pela reestruturação produtiva e o seu aspecto econômico reside na perspectiva de geração de renda. Esse modelo serve não só para inserir os trabalhadores que estão perdendo mercado nesses tempos de reestruturação produtiva, como também àqueles que nunca foram inseridos no mercado. Este trabalho tem como objetivo analisar os beneficios trazidos pela COOTRAS - Cooperativa de Trabalhadores em Cargas, Descargas e Emblocamentos Ltda., em Vitória da Conquista - Bahia para os seus cooperados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e coleta de dados por meio de questionários semi-estruturados aplicados aos cooperados.
Palavras-chave: Cooperativismo. Trabalho. Inserção social. Formalidade.
* * *
RICARDO MOREIRA PRATES
A CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DAS CAUSAS RELATIVAS À RIQUEZA E A POBREZA NO CAPITALISMO
RESUMO
A análise crítica da realidade social a respeito da riqueza e da pobreza no capitalismo é produzida a partir da percepção de autores que se preocuparam com esses dois fenômenos sociais, movidos pela ação do homem, nas relações de produção e distribuição dos bens produzidos. A riqueza e a pobreza se confrontam no cenário capitalista e são percebidas à medida que se desenvolvem as relações sociais na evolução histórica do capitalismo. Mas, a reflexão crítica não contempla passivamente as causas e os efeitos da realidade social. Ela descreve os resultados históricos e os influenciam na medida em que se desenvolve a realidade econômica no contexto histórico. Percebe-se essa interferência a partir da manipulação das variáveis chaves que sustentam o modo de produção capitalista, movida pelo conhecimento teórico a partir de ideologias e métodos científicos que se desenvolveram ao longo da história econômica. Neste cenário capitalista, a pobreza se revela como uma distorção das relações sociais, que é discutida relativamente no âmbito produtivo do capitalismo. A pesquisa traz um estudo teórico a partir de um conjunto de autores que discutiram de forma crítica a dinâmica capitalista da produção de riqueza e pobreza. Neste sentido, percebe-se a evolução deste tema no cenário mundial e as conseqüências sociais relativas à riqueza e a pobreza neste modo de produção. Este estudo tem o objetivo de entender esta relação e realizar uma crítica neste sentido.
Palavras-chave: Riqueza e pobreza, Desenvolvimento do capitalismo, Relações produtivas, Relações de trocas.
* * *
TAISE CARDOSO BOMFIM
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E MUDANÇAS NOS INDICADORES DE SAÚDE EM VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO PERÍODO DE 1998 A 2006
RESUMO
Este estudo sobre a implantação do Programa de Saúde da Família e as mudanças nos indicadores de saúde em Vitória da Conquista: uma avaliação econômica do período de 1998 a 2006, tem por objetivo analisar o impacto que o Programa de Saúde da Família promove ao setor de saúde do município de Vitória da Conquista, tendo com base a teoria Keynesiana, em que se .discute o PSF numa perspectiva de política pública, focando a intervenção governamental. Para tanto, a pesquisa foi feita com base na análise qualitativa e quantitativa de alguns indicadores (mortalidade infantil, imunização e acesso a consultas médicas e de enfermagem) de saúde do município e dos recursos que são transferidos pelo Ministério da Saúde para a Saúde da Família. Ao analisar o desempenho do PSF no município de Vitória da Conquista, conclui-se que este programa influencia positivamente no comportamento dos indicadores selecionados, justificando assim as hipóteses do estudo.
Palavras-chave: Programa de Saúde da Família; Atenção Básica; Gastos Públicos
* * *
ANDRÉ HARADA DA SILVA
AS EXTERNALIDADES POSITIVAS GERADAS PELA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR EM VITÓRIA DA CONQUISTA NO PERÍODO DE 2000 A 2007
RESUMO
A era do conhecimento destaca a avaliação do poder lucrativo e de continuidade da empresa sob a ótica do capital humano que já era de interesse dos estudiosos no passado, passou a ganhar uma atenção especial em nossos dias. Com o intuito de estudar as influências do ensino superior no desenvolvimento regional e seus impactos na economia conquistense, passaremos a fazer um breve relato sobre as contribuições advindas do ensino de 3° grau para o desenvolvimento da sociedade de Vitória da Conquista bem como em sua economia regional. Como se sabe, a educação superior é um bem público e representa um servIço completamente diferente de praticamente todos os outros, pois tem como foco peculiar
melhorar e desenvolver o conjunto da sociedade. Educar e formar graduados altamente qualificados, capazes de responder as necessidades de todos os aspectos da atividade humana. promover, gerar e difundir conhecimentos através da pesquisa, contribuir com o desenvolvimento e melhoria na educação em todos os níveis, este é o ensejo de todo curso consciente de seu papel na sociedade a qual está inserido. Faz-se necessário, maiores investimentos por parte do governo, tanto na esfera Federal quanto na Estadual, além do auxílio às universidades privadas, pois só assim será possível alavancar o desenvolvimento regional e conseqüentemente o econômico. A proposição desse projeto é estabelecer uma aproximação entre o capital humano disponível com o ciclo de desenvolvimento local e as externalidades positivas geradas neste processo. Nessa lógica, busca-se focar essas tendências, em de Vitória da Conquista, que vem se consolidando como importante pólo educacional regional, com perspectivas de crescimento a médio e longo prazo. Alguns indicativos elucidam essa relação, contudo, cabe investigar até que ponto essa relação é válida na prática ou se as recomendações ficam circunscritas ao plano teórico. Neste trabalho estão contidas as principais teorias que elucidam essas questões.
Palavras Chave - Desenvolvimento Regional, Educação, Externalidades Positivas e Capital Humano
* * *
ANDRÉ FERNANDES ARAÚJO
IMPACTOS ECONÔMICOS NA INDÚSTRIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2006.
RESUMO
Esta monografia tem como objetivo mostrar ações da política do governo do estado da Bahia em proporcionar a cidade de Vitória da Conquista a instalação de novas indústrias, novos segmentos industriais, entre os anos de 2000 e 2006. A política é voltada para o desenvolvimento regional, densificação da indústria baiana, produção de bens finais, interiorização das empresas e geração de emprego no interior da Bahia. O estudo esta pautado em teorias do desenvolvimento econômico e regional, planejamento econômico da Bahia e novas tendências econômicas e indústrias do estado. Também será exposto dados como a evolução dos postos de trabalho e Pffi industrial, disponibilizados com a implantação dos novos empreendimentos. Sendo assim, o trabalho afirma o impacto positivo da política de atração de indústrias e da geração de emprego no município de Vitória da Conquista.
Palavras-chaves: Desenvolvimento Regional, política econômica, indústria, emprego.
* * *
ROBSON PEREIRA DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA CAPRINOCULTURA PARA A MICRORREGIÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
RESUMO
A caprinoculura é uma atividade milenar e a mesma representa uma importante função social e econômica para os moradores do semi-árido nordestino. A referida atividade, é uma importante fonte de proteína animal para as populações do meio rural, e se conduzida de forma adequada pode se tornar em uma fonte geradora de renda para essas pessoas. O presente trabalho faz avaliação da atividade na microrregião de Vitória da Conquista,utilizando a metodologia do painel,considerando os aspectos organizacionais e tecnológicos empregados na criação de caprinos. O referencial teórico utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi o paradigma estrutura conduta-desempenho, que faz uma análise da cadeia produtiva da caprinocultura. No final do trabalho são apresentados os resultados obtidos através da aplicação de questionários, considerando todos os elementos pertinentes à atividade.
Palavras Chave: caprinocultura, estrutura-conduta-desempenho, cadeia produtiva.
* * *
ISAAC CORREIA DE NOVAES
A INFLUÊNCIA DA VARIAÇAO DA TAXA DE CAMBIO NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DO COMPLEXO SOJA, DE 1994 ATÉ O ANO DE 2006.
RESUMO
Com o crescimento do comércio internacional, toma-se de suma importância à análise de como o mesmo é influenciado pela taxa de câmbio. Mas será que a influência do câmbio se dá sobre todos os produtos exportados? É pensando nisso que o objetivo desse trabalho é estudar se há influência das variações cambiais sobre as exportações do complexo soja brasileiras, no período que vai desde a implantação do Plano Real até o final de 2006. Os objetivos específicos são analisar qual a melhor taxa de câmbio brasileira para as exportações do complexo soja e se a mesma foi favorável a tais exportações. Para isso nos dois primeiros capítulos foi feito um estudo com base bibliográfica que foi confirmada por uma análise econométrica descrita no último capítulo.
Palavras-chave: Complexo soja; taxa de câmbio; exportação; variável dependente; variáveis explicativas
* * *
GLÁUCIA ISABELA MIRANDA SANTANA
PETROQUÍMICA NA BAMA: DIFICULDADES E DESAFIOS DA TERCEIRA GERAÇÃO DA CADEIA
Orientado r: Darei Rodrigues Alves
RESUMO
A petroquímica está presente no cotidiano dos indivíduos sob a forma de inúmeros produtos que encontram as mais diversas aplicações. É a sua indústria de transformação plástica, a terceira geração da cadeia petroquimica, quem dá forma a esses diversos produtos. No estado da Bahia, ao que se observa, esse segmento não conseguiu lograr o êxito esperado pela economia, principalmente quando comparada à indústria de transformação plástica dos outros estados de pólo Petroquímico no BrasiL As duas primeiras gerações da cadeia petroquímica baiana têm grande destaque na indústria nacional, mas considerando o potencial do pólo de Camaçari, maior pólo integrado do Hemisfério Sul, se torna intrigante o fato de esse setor não ter desenvolvido sua terceira fração do processo. No intuito de desenvolver a indústria plástica no estado foi criado o Programa Bahiaplast, concedendo incentivos fiscais às empresas que se instalassem na Bahia. Além disso, outros empreendimentos foram atraídos para o Estado, também através de incentivos, como a Ford, o que também parecia representar um estímulo ao segmento, pela capacidade de demanda e mesmo pela possibilidade de atração de outras fábricas. No entanto, as mudanças não foram tão notórias. A indústria de transformação plástica continua enfrentando problemas relacionados a crédito, financiamento, incapacidade de investimento, possuindo um perfil de empresas de pequeno porte, produtoras de bens de baixo valor agregado, possuindo grande fragilidade frente ao mercado e baixo poder de negociação. O presente trabalho utiliza o método dedutivo, partindo da análise, bem como da comparação e observação de fatores político-econômicos e de dados numéricos que possam explicar o atraso da indústria de transformação plástica na Bahia. Os dados se encontram dispostos em sua maioria em tabelas e gráficos e suas análises estão diluídas ao longo dessa pesquisa.
Palavras chave: Petroquímica, Bahia, plástico,
* * *
EDUARDO ANDRADE GENTIL
DETERMINANTES DA DEMANDA DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL NO BRASIL: 2002- 2008
RESUMO
A estabilidade econômica brasileira, a crescente preocupação mundial em relação ao aquecimento global, a escalada no preço do petróleo e a busca por fontes alternativas de energia, fizeram com que os "programas" de biocombustíveis brasileiro se destacassem, dentre eles o mais importante e bem sucedido, o do álcool, apesar de ter passado por altos e baixos até a sua consolidação no fim. do século XX. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a demanda de álcool combustível no Brasil, relacionando os efeitos das variáveis associadas a ela, no período entre 2002 e 2008. Os objetivos específicos foram estimar duas equações que representassem a demanda de álcool. A primeira foi estimada a partir dos dados na forma normal e a segunda foi estimada a partir dos dados na forma logarítmica. Com base na segunda equação foi possível analisar a elasticidade da demanda com relação as variáveis explicativas propostas, e assim poder medir seus graus de influência na variação da demanda.
Palavras-chave: Demanda de Álcool Combustível; elasticidade; variável dependente; variáveis explicativas; preço do álcool; preço da gasolina; renda média; flex.
* * *
JOVINO MENDES PRADO TRINDADE
A INFLAÇÃO BRASILEIRA DE 1986 A 1994
RESUMO
Esse trabalho foi dividido em três capítulos, onde o primeiro contém as teorias que dão embasamento para a elaboração dessa monografia. O segundo foi estudado a história da inflação brasileira, iniciando em 1986 com o lançamento do plano Cruzado, foi abordado também os planos Bresser, Verão e esse capítulo concluiu com a derrota do plano Collor para a inflação de dois dígitos mensais. O último capítulo analisou de forma minuciosa como o plano Real obteve êxito em controlar a inflação inercial.
* * *
MARlELLE MORElRA SANTOS
POLÍTICA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE EUCALIPTO NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA
RESUMO
Em 1973 surge a primeira proposta de desenvolvimento harmonizado com a preservação ambiental; essa tese foi aprimorada com a formulação de alguns princípios básicos do ecodesenvolvimento ou desenvolvimento sustentável, como também passou a ser conhecido. Dentro da teoria econômica não se encontra ainda nenhuma tese capaz de sustentar uma visão de sustentabilidade econômica associada à sustentabilidade ambiental, o que se busca, a partir das teorias existentes é associar práticas promotoras do desenvolvimento sustentável observando e aprimorando as políticas ambientais.
A cultura do eucalipto passou a se enquadrar no rol das atividades econômicas no século XIX, inicialmente no continente europeu e posteriormente se estendendo pelo mundo. O produto vem sendo usado em diversas produções, entre elas a comercialização da madeira em tora (seja no fornecimento de lenha, para produção de papel e celulose, e na fabricação de móveis) ou ainda como carvão vegetal para abastecer as siderúrgicas, pizzarias, padarias, etc. O plantio do eucalipto encontrou no Brasil uma grande receptividade e a cultura tem crescido consideravelmente, apesar de enfrentar duras críticas de ambientalistas e defensores da teoria do desenvolvimento sustentável.
Economicamente o município de Vitória da Conquista foi estruturado inicialmente pela agricultura e pecuária, na década de 1970 pela cultura cafeeira seguida do aquecimento no comércio e atualmente destaca-se na região com base na prestação de serviços, atendendo ao sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. O município tem apresentado degradação ambiental com alto grau de desmatamento, desemprego crescente nas zonas rural e urbana. O eucalipto passou a fazer parte do cenário econômico da região a partir da segunda metade da década de 1990, que apesar de realizar a reposição florestal, ainda restam dúvidas quando à participação da espécie na promoção do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Política Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Externalidades. Silvicultura. Preservação Ambiental. Nível de Emprego.
* * *
ADENOR DE ASSIS CORREIA
AVALIAÇÃO DO GRAU DA EFICIÊNCIA ALOCATIV A DO ORÇAMENTO MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO FÉLIX DO CORIBE - BAHIA
Orientado r: Marcos Antônio Araújo Longuinhos
RESUMO
O presente trabalho de estudo de caso, teve como objetivo geral avaliar o grau de execução e planejamento orçamentário, bem como, a alocação dos recursos municipal dos anos de 2002 a 2004 do município de São Félix do Coribe. Para efetivar a investigação proposta, avaliou o nível de eficiência alocativa dos recursos do município, analisou também os recursos aplicados no município, de acordo com o art. 165 da Constituição Federal de 1988 e a Lei Complementar Federal n. ° 101, denominado Lei de Responsabilidade, com base em dados de pareceres técnicos TCM-BA e indicadores da educação (INEP). Concluiu-se que a Lei Orçamentária Anual do município de são Félix do Coribe nos exercícios de 2002, 2003 e 2004 teve, de acordo o demonstrativo de Receita do Tesouro Municipal uma diferença elevada de déficits entre as metas originalmente traçadas e as efetivamente realizadas. Além disso, o gestor apresenta as contas ferindo a Lei orçamentária art. 165 da Constituição Federal de 1988 e a Lei Complementar Federal n.o 101, o qual posteriormente em fase recursal, apresenta novos documentos, produzindo informação sobre a aplicação dos recursos para o ensino fundamental, caracterizando assim ineficiência de alocação e execução orçamentária.
Palavras-chave: alocativa, Planejamento orçamentário, orçamento municipal, eficiência
* * *
JEANE LIMA LAGO
RELAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COM A CESTA BÁSICA NO BRASIL DE 1994 A 2006
RESUMO
O termo inflação é um tema quem vem sendo muito discutido pelos políticos, devido a sua grande influência na vida ,econômica do país. A inflação sofre variadas mudanças em seus índices, prejudicando assim o desenvolvimento e crescimento de alguns setores da economia que seria de suma relevância para a população, me refiro aqui no caso do salário mínimo e o poder de compra da cesta básica. Ambos os fatos estão interligados e junto a eles está a questão da inflação que interfere muito na vida de um assalariado. No intuito de resolver o problema de altas taxas inflacionárias, foi implantado o Plano Real, tendo como meta principal o controle inflacionário. A inflação se estabilizou, mas continuou existindo positivamente. Esta estabilização significou uma queda nos preços, um reajuste nos salários, sendo este reajuste maior que a queda dos preços, assim com um salário mínimo um pouco maior as pessoas poderam comprar mais, complementando a sua cesta básica com mais produtos. Conclui-se então que junto do aumento real no valor do salário mínimo, este obteve um aumento em seu poder de compra quando comparado a cesta básica de alimentação. Mas é valido ressaltar que mesmo com a melhora de vida dos trabalhadores diante do aumento do salário, este aumento está longe se der o ideal e necessário para suprir todas as necessidades de um trabalhador assalariado e de toda a sua família.
Palavras-chave: Salário Mínimo, Cesta Básica, Poder de Compra
* * *
VINICIUS CORREIA SANTOS
CRÍTICA A RAZÃO SOLIDÁRIA: DO DESEMPREGO ESTRUTURAL DA FORÇA DE TRABALHO A ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL
RESUMO
No fordismo-keynesianismo a classe dos trabalhadores conquistou importantes direitos como: estabilidade no emprego, direitos previdenciários, acesso à saúde, educação entre outras reivindicações fundamentais. Assim, o capitalismo se expandiu com altas taxas de crescimento e com melhorias das condições de vida da classe operária. Mas, devido à concorrência capital-trabalho a taxa de lucro dos empresários entram em queda, resultando em crise e recessão. E, para sair da crise o capitalismo teve que se reestruturar produtivamente. Ao se reestruturar, o sistema do capital, colocou como forma de sair da crise o aumento e intensificação do trabalho, comprimindo o salário abaixo de seu valor, desemprego-estrutural da força de trabalho, assim, aumentando a exclusão social. Em tomo de propostas para sair da crise surge a Economia Solidária (ES). Colocada por alguns teóricos do tema, como a alternativa e a solução para o desemprego e exclusão social, sendo outro modo de produção antagônico ao capitalismo, possuindo: uma "nova racionalidade" com "novos valores" que proporciona o "escape da pauperização" dos excluídos. Levando assim, a emancipação dos trabalhadores. Confrontando os dados do Atlas da Economia Solidária no Brasil 2005 (publicados pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil em 2006) o trabalho relata os dados e características gerais desses empreendimentos dentro da economia brasileira, como por exemplos: dificuldades enfrentadas pelos participantes, remuneração, valor mensal dos produtos e área de atuação dentro do mercado capitalista. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar o debate que se constrói em tomo da ES, confrontando a realidade concreta (através dos dados) com os principais pontos teóricos. Utilizando-se de uma análise crítica e descritiva do sistema capitalista chega-se a conclusão que a ES é uma forma de geração de ocupação e renda dentro do capitalismo, pois dão à chance dos trabalhadores comprarem e consumirem produtos e serviços no mercado, revitalizando assim o capitalismo. Identifica-se a remuneração baixa, elevado grau de informalidade nos EES, o que leva a precarização das formas de trabalho.
Palavras-chave: desemprego-estrutural, exclusão social, economia solidária, empreendimento de economia solidária, precarização, capitalismo.
* * *
DANIELLA BARBOSA SANTANA
RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO E DA DESCENTRALIZAÇÃO EM SAÚDE: O CASO DO SETOR PRIVADO DE SERVIÇOS DE SAÚDE VINCULADO AO SUS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA (2001-2006)
RESUMO
Este trabalho analisa o processo de municipalização da saúde em Vitória da Conquista, focando os aspectos da redefinição da competência entre os níveis central e local de governo, a nova fase de saúde envolvendo os princípios e diretrizes constitucionais do SUS, a necessidade de ampliação da oferta de serviços públicos especializados para atender a demanda da população local e referenciada na Programação Pactuada Integrada (PPI) e a relação estrutural e organizacional entre o gestor público e o segmento privado de saúde. À luz dos impactos das mudanças econômicas, sociais e institucionais dos anos recentes, avalia como o novo modelo de gestão pública, pautado em ações de melhoria da qualidade de vida da população, estabeleceu a distinção entre as ações de saúde pública e de assistência médica; e, nesse contexto, como o setor privado de saúde se constituiu como estratégia para o fortalecimento da saúde pública, atuando de forma complementar ao SUS na oferta dos serviços prestados à população. Ao analisar-se a experiência de Vitória da Conquista, conclui-se que o Sistema Municipal de Saúde está progressivamente conseguindo consolidar os desejáveis avanços no acesso, cobertura, equidade, integralidade, descentralização e participação. Por outro lado, os dados explorados justificam a hipótese central de que as ações locais têm convergido no sentido de aumentar a participação dos setores privados na organização e na oferta de serviços de saúde. De fato, verifica-se por parte do setor privado uma disputa pelos investimentos públicos, pela alocação e apropriação dos recursos federais cada vez mais escassos, levando à ampliação da sua fatia na distribuição dos recursos para o setor.
Palavras-chave: Economia da Saúde. Políticas de Saúde. Descentralização.
* * *
MÁRCIO FARANE SILVA SANTOS
LIBERALISMO COM O ESTADO: O CAFÉ NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil e a participação do Estado nas políticas econômicas voltadas para a cafeicultura brasileira, em um momento em que a oligarquia cafeeira era simpática ao liberalismo econômico, durante as décadas de 1920 e 1930, de forma a estabelecer as diferenças dessas políticas de uma década para outra. Argumenta-se que a participação de Estado foi motivada pela necessidade de exportação de café depois da Primeira Guerra Mundial, período em que os países europeus, consumidores de café, visavam a reestruturação econômica em um período de pós-guerra. Discute-se, ainda, que essas políticas beneficiavam os próprios cafeicultores em detrimento de outros setores econômicos em razão da Política conhecida como Café com Leite e a necessidade de equilibrar a economia durante a crise econômica iniciada em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Utilizou-se a pesquisa do tipo bibliográfica por coadunar com o tipo de trabalho e os objetivos estabelecidos. Não se confirmou os efeitos levantados como resultante da Primeira guerra mundial e sim a hipótese em que a Oligarquia Cafeeira elaborava políticas que beneficiavam a própria classe cafeicultora e confirmando a hipótese de que as políticas econômicas foram direcionadas para superar a crise. desencadeada em 1929.
Palavras chave: Café, Estado, Liberalismo
* * *
GLÁUCIA ISABELA MIRANDA SANTANA
PETROQUÍMICA NA BAMA: DIFICULDADES E DESAFIOS DA TERCEIRA GERAÇÃO DA CADEIA
Orientador: Darei Rodrigues Alves
RESUMO
A petroquímica está presente no cotidiano dos indivíduos sob a forma de inúmeros produtos que encontram as mais diversas aplicações. É a sua indústria de transformação plástica, a terceira geração da cadeia petroquímica, quem dá forma a esses diversos produtos. No estado da Bahia, ao que se observa, esse segmento não conseguiu lograr o êxito esperado pela economia, principalmente quando comparada à indústria de transformação plástica dos outros estados de polo Petroquímico no Brasil. As duas primeiras gerações da cadeia petroquímica baiana têm grande destaque na indústria nacional, mas considerando o potencial do polo de Camaçari, maior polo integrado do Hemisfério Sul, se torna intrigante o fato de esse setor não ter desenvolvido sua terceira fração do processo. No intuito de desenvolver a indústria plástica no estado foi criado o Programa Babiaplast, concedendo incentivos fiscais às empresas que se instalassem na Babia. Além disso, outros empreendimentos foram atraídos para o Estado, também através de incentivos, como a Ford, o que também parecia representar um estímulo ao segmento, pela capacidade de demanda e mesmo pela possibilidade de atração de outras fábricas. No entanto, as mudanças não foram tão notórias. A indústria de transformação plástica continua enfrentando problemas relacionados a crédito, financiamento, incapacidade de investimento, possuindo um perfil de empresas de pequeno porte, produtoras de bens de baixo valor agregado, possuindo grande fragilidade frente ao mercado e baixo poder de negociação. O presente trabalho utiliza o método dedutivo, partindo da análise, bem como da comparação e observação de fatores político-econômicos e de dados numéricos que possam explicar o atraso da indústria de transformação plástica na Bahia. Os dados se encontram dispostos em sua maioria em tabelas e gráficos e suas análises estão diluídas ao longo dessa pesquisa.
Palavras chave: Petroquímica, Babia, plástico, Bahiaplast,Ford.
* * *
MÁRCIO F ARANE SILVA SANTOS
LIBERALISMO COM O ESTADO: O CAFÉ NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil e a participação do Estado nas políticas econômicas voltadas para a cafeicultura brasileira, em um momento em que a oligarquia cafeeira era simpática ao liberalismo econômico, durante as décadas de 1920 e 1930, de forma a estabelecer as diferenças dessas políticas de uma década para outra. Argumenta-se que a participação de Estado foi motivada pela necessidade de exportação de café depois da Primeira Guerra Mundial, período em que os países europeus, consumidores de café, visavam a reestruturação econômica em um período de pós-guerra. Discute-se, ainda, que essas políticas beneficiavam os próprios cafeicultores em detrimento de outros setores econômicos em razão da Política conhecida como Café com Leite e a necessidade de equilibrar a economia durante a crise econômica iniciada em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Utilizou-se a pesquisa do tipo bibliográfica por coadunar com o tipo de trabalho e os objetivos estabelecidos. Não se confirmou os efeitos levantados como resultante da Primeira guerra mundial e sim a hipótese em que a Oligarquia Cafeeira elaborava políticas que beneficiavam a própria classe cafeicultora e confirmando a hipótese de que as políticas econômicas foram direcionadas para superar a crise desencadeada em 1929.
Palavras chave: Café, Estado, Liberalismo
* * *
EDUARDO ANDRADE GENTIL
DETERMINANTES DA DEMANDA DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL NO BRASIL: 2002-2008 VITÓRIA DA CONQUISTA -BA
RESUMO
A estabilidade econômica brasileira, a crescente preocupação mundial em relação ao aquecimento global, a escalada no preço do petróleo e a busca por fontes alternativas de
energia, fizeram com que os "programas" de biocombustíveis brasileiro se destacassem, dentre eles o mais importante e bem sucedido, o do álcool, apesar de ter passado por altos e baixos até a sua consolidação no fim do século xx. O objetivo geral deste trabalho foi
analisar a demanda de álcool combustível no Brasil, relacionando os efeitos das variáveis associadas a ela, no período entre 2002 e 2008. Os objetivos específicos foram estimar duas
equações que representassem a demanda de álcool. A primeira foi estimada a partir dos dados na forma normal e a segunda foi estimada a partir dos dados na forma logarítmica. Com base na segunda equação foi possível analisar a elasticidade da demanda com relação as variáveis explicativas propostas, e assim poder medir seus graus de influência na variação da demanda.
Palavras-chave: Demanda de Álcool Combustível; elasticidade; variável dependente; variáveis explicativas; preço do álcool; preço da gasolina; renda média; flex.
* * *
ISAAC CORREIA DE NOV AES
A INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DO COMPLEXO SOJA, DE 1994 ATÉ O ANO DE 2006.
RESUMO
Com o crescimento do comércio internacional, torna-se de suma importância à análise de corno o mesmo é influenciado pela taxa de câmbio. Mas será que a influência do câmbio se dá sobre todos os produtos exportados? É pensando nisso que o objetivo desse trabalho é estudar se há influência ~as variações cambiais sobre as exportações do complexo soja brasileiras, no período que vai desde a implantação do Plano Real até o final de 2006. Os objetivos específicos são analisar qual a melhor taxa de câmbio brasileira para as exportações do complexo soja e se a mesma foi favorável a tais exportações. Para isso nos dois primeiros capítulos foi feito um estudo com base bibliográfica que foi confirmada por urna análise econométrica descrita no último capítulo.
Palavras-chave: Complexo soja; taxa de câmbio; exportação; variável dependente; variáveis explicativas
* * *
ROBSON PEREIRA DOS SANTOS
A IMPORTANCIA DA CAPRINOCULTURA PARA A MICRORREGIÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
RESUMO
A caprinoculura é uma atividade milenar e a mesma representa uma importante função social e econômica para os moradores do semi-árido nordestino. A referida atividade, é uma importante fonte de proteína animal para as populações do meio rural, e se conduzida de forma adequada pode se tomar em uma fonte geradora de renda para essas pessoas. O presente trabalho faz avaliação da atividade na microrregião de Vitória da Conquista,utilizando a metodologia do painel,considerando os aspectos organizacionais e tecnológicos empregados na criação de caprinos. O referencial teórico utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi o paradigma estrutura conduta-desempenho, que faz uma análise da cadeia produtiva da caprinocultura. No final do trabalho são apresentados os resultados ohtidos através da aplicação de questionários, considerando todos os elementos pertinentes à atividade.
Palavras Chave: caprinocultura, estrutura-conduta-desempenho, cadeia produtiva.
* * *