21.3.11

Prefeitura organiza expositores para Feira de Economia Solidária

Entre 25 de março e 03 de abril, na ExpoConquista, 70 stands do Grupo de Economia Solidária estarão abertos à visitação.

Todos os anos, a Prefeitura Municipal organiza a Feira da Economia Solidária, que acontece durante a Feira de Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Este ano, serão 70 stands divididos nas áreas de alimentação, artesanato e o setor de serviços que poderão ser visitados entre 25 de março e 3 de abril.

Reconhecendo a importância de garantir este espaço aos expositores, a Prefeitura Municipal ampliou o espaço da feira para 800 m², além de adquirir stands novos. Também oferece todo o suporte, que inclui vigilância, para que a responsabilidade do expositor seja apenas confeccionar o produto e vendê-lo.

O coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana, destaca as expectativas positivas para a Feira. “Serão dez dias de comercialização e esperamos um resultado positivo. Durante todo o ano os expositores se preparam e esta é uma excelente oportunidade para os artesãos e pessoas que trabalham com alimentação dos diversos grupos de economia solidária”, afirmou.

Diferentemente da edição anterior, este ano cinco parceiros terão espaço na Feira de Economia Solidária. A Secretaria de Saúde, ofertando serviços como auferir pressão e teste de glicemia; a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, responsável pela fomentação da Associação de Costureiras e o Grupo de Economia Solidária de Itabuna são alguns novos parceiros que estarão presentes, agregando valor à proposta de cooperação e colaboração entre os expositores. O Centro de Atendimento Psicossocial/Caps também terá espaço na feira, apresentando o resultado da oficina de artesanato desenvolvida junto aos usuários do serviço.

O Grupo de Economia Solidária é composto pelo Grupo de Economia Popular/GEP, Associação de Artesanatos Conquistense/AAC, Associação de Economia Solidária Popular/AESP, Associação de Pequenos Empreendedores Conquistenses/ASPEC, Instituto Incluso, entre outras entidades e trabalha com base na solidariedade entre os produtores e artesãos, primando pelo respeito às pessoas, meio ambiente e colaboração entre os agentes envolvidos.

Confira abaixo depoimento de artesãos:

Cláudia Gomes, trabalha com artesanato de reaproveitamento de tecido no GEP há 10 anos. “Nossa expectativa é que seja uma boa feira. Já comemoramos o espaço que a Prefeitura sempre garante, facilitando para nós artesãos porque sozinho ninguém conseguiria expor”.

Maria Elza Batista, Associação de Economia Solidária Popular/AESP. “O prefeito sempre apoia a economia solidária e nos ajuda muito. Estou ansiosa para o início da feira e esperamos a visita e apoio de todos para ver muito artesanato bonito”.

Ivone Costa, Associação de Pequenos Empreendedores Conquistenses/ASPEC. “Grande expectativa para este momento que é muito importante para gente”.

Vanderlaine Santana, presidente da Associação de Artesanatos Conquistense. “O espaço nós já temos, agora esperamos pode fazer bons negócios e que todos consigam atingir seus objetivos. A área de artesanato tem vários chefes de família que sustentam suas casas com a arte e o apoio da Prefeitura ao pequeno produtor artesão tem sido fundamental e espero que continue sempre assim”.

Edna Almeida, do Instituto Incluso, trabalha com alimentação. “Já é
o quarto ano que participo da ExpoConquista e tem sido sempre bom, por isso só tenho a agradecer pela oportunidade que a Prefeitura nos dá e que se tornou uma base pra gente”.

Janete Honorato, lidera o grupo de Frivolitè. “Será a primeira vez que participaremos e temos certeza de que virão bons resultados, pelas vendas e pelos contatos que são firmados nestas oportunidades”.

por: Secom - PMVC

Nenhum comentário: