1.3.11

Bancos poderão oferecer conta eletrônica gratuita

Clientes, que optarem por este tipo de conta, terão isenção de tarifa; o uso eventual de meios 'não eletronômicos' será cobrado em separado

Os bancos brasileiros poderão oferecer aos seus clientes a partir desta terça-feira uma conta movimentada exclusivamente por meios eletrônicos, como internet, terminais de autoatendimento e celular. Através desta conta, se utilizar apenas os canais de atendimento que dispensem o contato humano, o cliente ficará isento da cobrança de tarifas. Será admitida, no entanto, a cobrança de tarifa de cadastro para início de relacionamento no caso de novos clientes. A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), comunicada nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), integra um conjunto de medidas em análise no governo para promover a inclusão bancária no país.

Ao fazer uso de meios ‘não eletrônicos’ – como o guichê de caixa, atendimento telefônico com auxílio de telefonista, etc –, o cliente perderá a isenção, passando a ser cobrado separadamente conforme a tabela anexa à Resolução de nº 3 919, de 25 de novembro de 2010, que disciplina a cobrança de tarifas por parte dos bancos. O BC acrescenta, contudo, que, se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o uso dos outros canais de atendimento não poderá ser cobrado.

Os bancos terão total liberdade para decidir se vão oferecer ou não a seus clientes este tipo de conta. O Itaú, desde meados de janeiro, já oferece este tipo de serviço, batizado de 'iConta'. A autorização para a abertura deste tipo de conta havia sido dada em novembro do ano passado pelo CMN, mas com vigência a partir desta terça-feira.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/bancos-podem-oferecer-aos-clientes-a-conta-eletronica

Nenhum comentário: