Bovespa cai 0,8% no fechamento e recua para menor nível desde setembro
17/12/10
Fonte: corecon-ba.org.br
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) mais uma vez se descolou de sua principal referência externa, as Bolsas americanas, e encerrou as operações de hoje no campo negativo. Analistas destacaram expectativas com a reunião de autoridades da União Europeia, que pode anunciar medidas para conter a crise da região. Os indicadores divulgados nos EUA apresentaram um quadro misto, com uma certa melhora no mercado de trabalho, mas apontando números frustrantes no setor imobiliário.
O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, retrocedeu 0,83%, aos 67.306 pontos, o nível baixo desde setembro. O giro financeiro foi de R$ 6,8 bilhões. Nos EUA, a Bolsa de Nova York ainda opera, registrando alta de 0,38%.
As ações da Vale puxaram queda de hoje, sendo de longe os papéis mais negociados do mercado (volume de R$ 604,8 milhões), registrando desvalorização de 0,87%.
"A queda de hoje pode ser a antecipação do vencimento de opções na segunda. No mercado futuro, os índices projetados mostram um patamar mais alto, mais próximo, na verdade, dos 70 mil pontos", comenta Waldney Trindade, da mesa de operações da Uniletra Corretora.
Opções são contratos que negociam direitos de compra ou de venda de um ativo, neste caso, ações da Bovespa. As opções sobre os papéis da Vale são, tradicionalmente, as mais movimentadas nos vencimento, e portanto, podem ser os maiores alvos de especulação no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário