27.10.10

Palestra Sobre: Permacultura e Desenvolvimento:O Projeto Policultura no Semiárido.

Dia 27/10/10 às 19H (não precisa fazer inscrição).

Palestrante: Cinara Del'Arco Sanches(Instituto de Permacultura da BA).

Local: Auditório II, Módulo Luisão, Uesb.

O que é permacultura?

O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma "cultura permanente", sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.

Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas , que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.

No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.


Policultura no Semiárido

O projeto Policultura no Semiárido surgiu da necessidade de reverter o quadro de degradação ambiental e humana que assola a grande maioria dos municípios localizados na região do semiárido baiano.
Hoje, com a ampliação da área de atuação e partindo para o seu 10º ano de duração, nos municípios de Ourolândia, Umburanas e Cafarnaum no estado da Bahia, até o momento o projeto atinge mais de 1500 famílias diretamente beneficiadas, a um custo de R$ 34,00 família/mês.
O projeto consiste em capacitar os pequenos agricultores para desenvolverem sua própria agricultura da forma mais próxima ao sustentável, permitindo segurança alimentar, um convívio harmônico com o meio ambiente, o combate à desertificação, aumento de renda e da qualidade de vida e fixação do homem no campo.
O programa foi desenvolvido com a participação de todos atores do processo e a característica principal é a transdisciplinariedade, possibilitando uma atuação holística no foco do problema.

Maiores informações Colegiado de Economia 77 3424 8712

Nenhum comentário: