31.8.10

Projeção do governo para crescimento
do PIB em 2011 é de 5,5%

Meta de superávit primário muda e ajudará próximo presidente ao fixar valor nominal

31/08/2010

Fonte: r7.com.br

O crescimento da economia brasileira em 2011 está projetado para 5,5%, de acordo com informações do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

- Para o crescimento do PIB [produto interno bruto, ou soma das riquezas produzidas no país] para o ano que vem nós pusemos 4,5% [na LOA, entregue hoje] porque era a grade que nós tínhamos. Mas até o mês de novembro nós vamos atualizar com a grade da Fazenda e entregar para o relator. A não ser que até novembro tenha mudança, será de 5,5% [o crescimento do PIB de 2011], como estava na LDO.

Já a meta de superávit primário foi mantida em R$ 125,5 bilhões em valor nominal, como estava na LDO (a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que orienta a LOA).

- Na LDO já tem um valor e isso nos dá a vantagem de chegar ao fim do ano e saber o que cumprimos. Porque como o PIB só vai sair em março do ano seguinte ou até abril, conforme o calendário, eu acabo o ano sem saber o que cumpri. O valor nominal é equivalente a 3,3% do PIB, se o PIB mudar a meta será mantida em valores nominais.

As estimativas estão na LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2011, entregue nesta terça-feira (31) pelo ministro ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney.

Esta é a última peça orçamentária preparada pela atual equipe de governo. As ações e despesas descritas, para o Poder Executivo, serão executadas pelo candidato que conquistar em outubro o posto atualmente ocupado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O relator do texto do Orçamento de 2011 será o senador Gim Argello (PTB-DF).

Nenhum comentário: