Mantega diz que crescimento perdeu força no 2º trimestre
Para ministro, PIB teve alta de 0,5% a 1% entre abril e junho, muito abaixo do 1º tri
30/08/2010
Fonte: r7.com
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (30) que a economia brasileira deve ter registrado um desempenho muito inferior no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro. Entre abril e junho, o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) deve ter crescido entre 0,5% e 1% na comparação com os primeiros três meses do ano.
O desempenho é muito menor que o visto no primeiro trimestre deste ano em relação ao período de outubro a dezembro de 2009: crescimento foi de 2,7%. O dado oficial sobre a economia brasileira entre abril e junho será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na sexta-feira (3).
O ministro afirmou também, durante evento na FGV (Fundação Getulio Vargas) em São Paulo, que a economia brasileira tem condições de crescer, em média, de 5,5% e 6% ao ano entre 2011 e 2014.
A aposta do mercado financeiro é que o Brasil crescerá 7,09% neste ano e 4,5% em 2011, segundo o relatório Focus - elaborado a partir de consultas do Banco Central a analistas e economistas do mercado financeiro -, divulgado hoje.No primeiro semestre deste ano, a economia do país teve expansão de 8,4%, maior taxa desde 1995, mas esse desempenho não deverá se repetir no segundo, de acordo com pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgada na semana passada.
A Serasa aponta como fatores para justificar essa previsão a base de comparação mais elevada (no segundo semestre de 2009 o Brasil já tinha superado os efeitos da crise mundial), o fim de incentivos para compra de veículos e outros bens duráveis, os juros mais altos e o novo enfraquecimento da economia de outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário