3.5.13

Copa de 2014 pode entrar em campo para pressionar inflação

Num cenário de persistente resistência da inflação, a Copa do Mundo no Brasil, que começa em meados de 2014, pode entrar na área como mais um fator de pressão para atrapalhar a convergência dos preços para o centro da meta do governo no próximo ano.

Para analistas consultados pela Reuters, a pressão virá principalmente dos preços de serviços, como hotéis, transportes e alimentação fora do domicílio. E isso pode alimentar o clamor por mais agressividade do Banco Central na condução da política monetária.
"A Copa do mundo vai levar o indicador de inflação para cima, e gera preocupação sim. Haverá uma pressão mais alta nos preços de serviços, com forte ingresso de capital estrangeiro e aumento no consumo", avaliou o economista da Austin Rating Felipe Queiroz.
Ele projeta aceleração do IPCA de 5,2 % em 2013 para 5,5 % em 2014, com alta de 9,5 % na inflação de serviços, ante 9,0 % neste ano. Os números levam em consideração possível impacto de 0,4 a 0,9 ponto percentual da Copa na inflação de serviços.
Ao lado de alimentos, o setor de serviços é o que tem mais pressionando a inflação, favorecido pelo baixo nível de desemprego e renda em alta.
A inflação tem permanecido em patamares elevados e chegou a estourar o teto da meta do governo, de 6,5 % pelo IPCA, em 12 meses. Diante disso, o BC iniciou mais um ciclo de aperto monetário, elevando a Selic a 7,50 % ao ano e indicando que mais altas devem vir.
"Num quadro já ruim, um evento como a Copa certamente contribui no sentido negativo, e é algo que merece alerta. Um mês antes (do evento começar) já se deve observar tendência de preços (de serviços) maiores, o que fará sim diferença no fim do ano", destacou a economista da Tendências Alessandra Ribeiro.
Embora destaque que essa seja apenas uma análise qualitativa, Alessandra afirma que o efeito Copa imprime viés altista na previsão de aceleração da inflação a 5,8 % em 2014, ante 5,6 % em 2013. Para serviços, ela projeta alta de 8,0 % neste ano, mas ainda não fez a abertura para o próximo ano.

Nenhum comentário: