O governado Jaques Wagner esteve presente na solenidade de entrega de 990 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida e tratou de alguns assuntos importantes para Vitória da Conquista. Confira a entrevista coletiva:
Desempenho da Bahia e de Vitória da Conquista no programa Minha Casa Minha Vida
A gente bateu todos os recordes no Minha Casa Minha Vida 1. Contratamos mais de 101 mil unidades e parte delas estamos entregando hoje aqui. É claro que no Minha Casa Minha Vida 2 – que foi lançada pela presidenta Dilma Rousseff – a gente pretende ultrapassar essa conquista. Graças a Deus a gente tem conseguido contratar muito, até porque a Bahia era e ainda continua sendo um estado com déficit habitacional muito grande. Por isso, fui escolhido – entre todo os governadores presentes – para falar no lançamento do programa versão 2, considerando o destaque da Bahia como o estado que mais contratou. Em Vitória da Conquista, o desempenho é bom, visto que é um grande centro e a terceira maior cidade do estado e a gente tem conseguido também alguns avanços importantes.
Foto: Zé Silva
Mais investimentos para a cidade
Estamos sempre trabalhando para melhorar o estado inteiro, e não seria diferente em Conquista. Temos até dezembro para fazer finalmente o planejamento ambiental do novo aeroporto, já com o novo sítio. Estamos conversando com o novo ministério da aviação civil e agora cabe ao Estado fazer a nossa parte, que é entregar todas as licenças ambientais. A partir daí, o Ministério fará as licitações, para começar a implantação. É claro que esta pequena reforma foi um avanço, porque pelo menos deu um pouco mais de dignidade, mas Conquista merece mais do que isso. A gente não pode perder o fôlego, nem desistir e vamos fazer o novo aeroporto de Conquista, além de outros investimentos que a gente espera trazer para cá.
Vitória da Conquista como Região Metropolitana
Às vezes, as pessoas falam de região metropolitana e vira um fetiche. A gente precisa saber o que objetivamente você agrega a essa questão, a não ser vantagens de custo de telefonia. Não tenha nada contra. Eu acho que a gente pode trabalhar, afinal, Feira que é a segunda maior acaba de ser aprovada a região metropolitana. Podemos trazer isso para Vitória da Conquista, mas é preciso que antes seja feito um debate transparente com as pessoas para não parecer que isso vai mudar completamente a realidade da cidade. Vamos ver quais são as vantagens e os objetivos. Sendo assim, não vejo nenhum problema para a gente conseguir a aprovação na assembleia legislativa.
Novo Presídio
O Presídio teve um pequeno problema por conta da prestação de contas da empresa com a Caixa Econômica. Felizmente, eu estive com o novo secretário da assistência prisional na semana passada e ele me disse, que chegando a um denominador comum com a empresa, eu posso garantir que a gente vai retomar as obras, até porque é uma meta do meu governo a criação de vagas nos presídios no estado inteiro.
Privatização dos cartórios extrajudiciais
Essa é uma questão que diz respeito ao poder judiciário. A decisão de privatizar os cartórios foi tomada lá atrás, não há mais o que se discutir. O dispositivo constitucional fala sobre cartórios privatizados e a Bahia, na verdade, é o último dos últimos que ainda não cumpriu esta determinação. O que agora está se discutindo no projeto que está na assembleia legislativa é com relação à rapidez no cronograma de privatização, que é uma obrigação profissional. Portanto, trabalhamos no que o governo do estado entra, porque os cartórios na forma como estão hoje geram receita para o judiciário e no momento em que ele for privatizado, esta receita também vai para o cartório, e determinadas cotas ficam para o poder judiciário. Não se discute mais o conceito, o que a assembleia legislativa e o poder judiciário está discutindo agora, e eu entro, porque estou preocupado com o orçamento do estado, é saber qual a velocidade disso, de tal forma que se possa milhar a perda da arrecadação com novos entraves.
Foto: Zé Silva
Pacto pela Vida
Eu acho que a gente tem dado alguns passos importantes na área da segurança. Eu quero registrar que no primeiro semestre deste ano, conseguimos uma redução na Bahia da ordem de 16% naquilo que mais me preocupa na segurança, que são os homicídios. Eu creio que a equipe da segurança incorporou mais à nova equipe que está aí, em planejamento, e nas metas que estabelecemos. Agora é lutar por mais eficiência ao sistema da segurança pública. Precisamos de mais eficiência no cuidado com a juventude para evitar que adentre no caminho das drogas. Semana passada, tive uma reunião em Brasília com o ministro da presidenta Dilma, discutindo a questão do crack, que realmente tem se transformado quase que numa peste social. O encontro contou com a presença do ministro da Saúde, a ministra do Desenvolvimento Social, da Justiça e estamos trabalhando para isso.
Fonte:
http://www.vitoriadaconquista.com.br/2011/07/11/governador-fala-sobre-investimentos-para-conquista/
Nenhum comentário:
Postar um comentário